Utilidade do AVCB Bombeiros

O AVCB SP é um documento que todos os responsáveis por uma construção ou empreendimento precisam ter para que o local funcione de modo regular. Isso serve para locais como hospitais, lojas, escolas, restaurantes, agências de viagens, clínicas, supermercados e tudo o mais.

O intuito do AVCB Corpo de Bombeiros SP é assegurar que o local em questão tem todas as condições de segurança necessárias para que as pessoas em seu interior e no entorno não se acidentem. Também é por meio do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (nome completo do AVCB) que se determina a existência de saídas de incêndio suficientes e bem sinalizadas. Cabe lembrar que o AVCB Corpo de Bombeiros MG funciona da mesma maneira.

 

AVCB significado: o que significa quando um local tem esse documento?

 

Além da dúvida sobre o que é AVCB, algumas pessoas também não têm informações suficientes sobre quais os tipos de proteção que esse documento assegura.

Primeiramente, ele serve para comprovar que o local está devidamente protegido contra os incêndios, ou seja, que todos os materiais inflamáveis estão armazenados de modo seguro e longe de eventuais faíscas. As instalações elétricas também são parte das causas de incêndios e devido a isso, a concessão do AVCB serve para garantir que não há os chamados “gatos” e que todas as instalações são seguras.

Uma resposta bem eficiente para “AVCB o que é?” é a seguinte: uma avaliação do Corpo de Bombeiros que assegura que as pessoas terão meios de se proteger em caso de incêndio. Isso porque o AVCB corpo de bombeiros também avalia se as saídas de emergência existem e se estas estão bem sinalizadas.

Tratando-se de prevenção e combate a incêndios, é claro que essa vistoria também tem a finalidade de averiguar se existem extintores de incêndio e se todos eles estão dentro da validade.

 

Como fazer consulta AVCB

 

Qualquer pessoa pode fazer a AVCB consulta sobre um estabelecimento e muitos fazem isso porque estão pensando em se tornar sócios de algum lugar, mudar para alguma casa ou apartamento perto de estabelecimento, etc. Por exemplo: se uma pessoa pretende comprar uma casa ao lado de um restaurante, é lógico que ela precisará averiguar se este tem a sua segurança confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

Quem vai curtir uma balada, por exemplo, também pode averiguar se o local é seguro (de acordo com os parâmetros do Corpo de Bombeiros). Apesar de pouca gente fazer isso, é importante averiguar as casas noturnas, os hotéis e outros lugares desconhecidos.

Para fazer a consulta do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, é só procurar pelo site da Polícia Militar do Estado ou do próprio Corpo de Bombeiros. Na maioria das vezes, é necessário apenas inserir o endereço do empreendimento para visualizar se existe algum problema com as vistorias.

Essa consulta serve para donos e responsáveis do estabelecimento, ajudando-os a acompanhar a regularidade do local de forma bem simples. Importante lembrar que todas as AVCB expiram em até 60 meses.

Leia mais artigos como esse acessando nosso blog.