Conseguir gerar tráfego no blog, seja ele pago ou orgânico, é um desafio para qualquer novo empreendedor digital (apesar de que o pago tem lá as suas facilidades).

Você já ouviu falar nesse termo? Sabe o seu significado?

Como Gerar Tráfego no Blog

Vamos criar um cenário onde você tenha criado um blog sobre emagrecimento. Seu objetivo não só é informar as pessoas sobre as vantagens de se ter uma boa alimentação como ganhar dinheiro com o seu blog, e isso só é possível a partir dos cliques nos anúncios.

Só que para que essas pessoas cliquem nos tais anúncios, elas necessariamente precisam estar no blog porque foram atrás daquelas informações, e não simplesmente caíram por acaso. Ou você acha que alguém que procurava informações sobre um jogo de futebol irá clicar em um anúncio referente a emagrecer?

É bem improvável que você receba cliques. Então, gerar tráfego no blog, um tráfego de qualidade, significa fazer com que pessoas entrem nos seus anúncios porque elas mesmas estão procurando por aquilo. E para conseguir isso, você poderá fazer de duas formas: pagando, ou usando as técnicas de SEO.

Utilizando o Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é uma excelente maneira de gerar tráfego no blog sem necessariamente gastar com isso. Utilizando algumas técnicas, é possível deixar a página de seu site bem ranqueada no Google.

As técnicas devem ser trabalhadas para que seu site apareça logo na primeira página de buscas, mas se ela estiver entre as três primeiras, significa que o trabalho está indo pelo lado certo.

As técnicas utilizadas para isso são as de SEO, um conjunto de ferramentas para aumentar o tráfego de um blog. Isso é feito através de várias técnicas, como uso correto em quantidade e qualidade de palavras-chave, conteúdo de qualidade, imagens, layout do blog, etc.

É preciso tomar cuidado também no momento de gerar tráfego no blog para não utilizar técnicas de Black Hat. Essas técnicas são ferramentas desonestas para atrair mais pessoas na busca, como encher uma página com as palavras chave e camuflá-las no próprio layout do site.

O Google, porém, é uma ferramenta bastante inteligente, e consegue facilmente detectar esse tipo de coisa. Você corre o risco de ter sua conta banida, então evite esse tipo de coisa.

E o Tráfego Pago? Como Funciona?

Uma maneira alternativa de gerar tráfego no blog é usando o Google Adwords, uma ferramenta do Google voltada para anúncios pagos. A diferença entre o Adwords e o Adsense é que o segundo paga seus clientes através de um sistema de afiliados, enquanto o Adwords cobra de clientes por clique de usuários.

O alcance que o Google Adwords pode atingir é bem grande, mas isso não garante que você necessariamente ganhará dinheiro. Como assim? Bem, o Google Adwords cobrará de você apenas quando o usuário der um clique no anúncio, então esse é um ponto positivo. No entanto, não tem como ter a certeza de que o usuário comprará um produto de sua loja ou até mesmo clicará nos anúncios dentro do blog.

Uma vantagem em se usar esse programa é que os gastos podem ser definidos através do sistema Pay Per Click. Se você determinar que pode gastar até R$40 por dia, ele ficará limitado a esse valor.

E claro, sem contar na força que o Google tem para divulgar um nome. A seu blog pode ir parar do outro lado do mundo em pouco tempo. Então, no final das contas gerar tráfego no blog é mais vantajoso sendo pago ou orgânico?

Depende. Cada um tem as suas próprias vantagens, e dependendo da velocidade com que você quer que seu nome apareça nas redes e no Google, investir no tráfego pago pode ser uma boa escolha.

Entretanto, se você não tiver recursos financeiros suficientes, utilizar o tráfego orgânico também é uma ótima opção se você der uma investida em técnicas de SEO.

Apenas tome cuidado para construir alguma coisa que agrade os seus leitores, e não somente a você. Dependendo do assunto do seu blog, você precisará adaptar os textos, deixando eles moldados de acordo com que seus leitores procuram.

E como uma última dica, procure conhecer mais sobre o Google Analytics, uma ferramenta imprescindível para quem quer gerar tráfego no blog. Ele dá todas as estatísticas de seu blog, como quantas pessoas estão visitando, em que horário, gênero, faixa etária, e tudo mais que precisar saber.