implante dentario

Implante dentário dói?

O medo de dentista é um problema que grande parte das pessoas enfrentam, apesar de esse ser um especialista fundamental para a saúde como um todo. Afinal, quando a boca não está bem, diversos órgãos podem ser afetados, como o estômago e até o coração. Além disso, a autoconfiança da pessoa que não se sente à vontade com os seus dentes também vive em declínio e um implante dentário costuma ser uma boa forma de solucionar isso.

No entanto, quando ouvem falar em implante dentário, muitos pacientes ficam com medo por causa da possível dor que o procedimento possa acarretar. Todos os dentistas sempre ouvem as mesmas perguntas: o implante dói? A anestesia pega mesmo? Dói muito depois?

Se você é uma das pessoas que estão cogitando colocar uma dentadura fixa, mas tem muitas inseguranças com relação à dor, tire suas dúvidas neste material.

Afinal, o implante dói?

Não, o paciente não sente dor enquanto está passando pelo procedimento de implantes dentários porque recebe uma anestesia local. Durante a colocação da dentadura fixa, o dentista pode reaplicar a anestesia caso o paciente sinalize que continua sentindo dor.

Isso acontece, muitas vezes, quando o paciente se submete à carga imediata ou quando vários dentes serão implantados. Quanto mais tempo o paciente fica na cadeira do dentista, mais probabilidade de o efeito da anestesia passar aos poucos, até que a dor volte a surgir.

Nesse momento, basta ao paciente indicar ao dentista que está sentindo dor para que o profissional reaplique a anestesia.

Sendo assim: o procedimento de implante não dói.

No entanto, a aplicação da anestesia em si é um pouco incômoda, principalmente quando se está fazendo o protocolo inferior. Afinal, é agulha da anestesia precisa ser inserida na gengiva.

Leia também:  Calendário de Setembro - Minhas mudanças

O pós-procedimento pode ser um pouco dolorido, mas apenas nas primeiras horas; em pouco tempo, o paciente nem mesmo se lembra de que passou por um implante dentario.

Cabe dizer que, caso essa pessoa morda algo muito duro ou beba algo muito quente, as chances de sentir dor são grandes.

Medicamentos ajudam os pacientes a não ter complicação (e dor) depois do implante dentário

Uma das formas de os pacientes não terem complicações e não sentirem dor por causa da prótese fixa é ingerir todos os medicamentos que o dentista indicar. Normalmente, tratam-se de antibióticos, que têm a função de não permitir que bactérias entrem no implante e causem infecção.

Além disso, os dentistas também podem indicar anti-inflamatórios e até analgésicos: apesar de o pós-procedimento não ser dolorido, existe o risco de o paciente não seguir corretamente as instruções do dentista e, por isso, sentir um pouco de dor.

No caso de o paciente sentir algum desconforto por causa do implante feito, é importante que ele deixe isso claro com o dentista na sua consulta de retorno. Se possível, também é recomendado ligar para o dentista e contar sobre o que se está sentindo, pedindo instruções, caso a próxima consulta ainda esteja longe e o incômodo esteja persistindo.

 

Leia mais artigos no blog.