Marketing educacional, dicas para uma boa captação de alunos

Marketing educacional, dicas para uma boa captação de alunos

Dentre as estratégias de propaganda com maior potencial de acerto, mas ainda desconhecidas da maioria das pessoas, o marketing educacional talvez seja a mais controversa delas.

Trabalhando como forte aliada na captação de alunos e também na retenção de alunos, o marketing para escolas é visto por alguns apenas como uma forma de a instituição fazer propaganda e se vender como a melhor de todas.

No entanto, quando bem conduzida, a estratégia de marketing educacional traz melhorias para a comunidade, já que seus conteúdos, bem produzidos, provocam debates em todo o seu entorno, incentivando a troca de conteúdo.

Não acha que isso seja possível? Confira o texto que preparamos. Aqui, você vai entender exatamente o papel que o marketing para escolas pode ter nesse processo.

Campanhas de captação de alunos

Quando se pensa no marketing escolar, a primeira coisa que costuma vir à mente é, de fato, as campanhas de captação de alunos. Também pudera. Todo ano, os pais são bombardeados com anúncios para escolher essa ou aquela instituição.

Em todas as campanhas de marketing educacional, aliás, as escolas são definidas como perfeitas. Instituições modelos, com professores altamente qualificados e capazes de estimular o senso crítico dos alunos.

Mas, e a comunidade ao redor? Essa, na maioria das campanhas de marketing para escolas nunca é citada. Afinal, o que conta é sempre fazer uma boa captação de alunos.

No entanto, o que o senso comum desconhece é a capacidade que essa ferramenta de marketing tem para, de fato, construir uma reputação forte, e como o marketing para escolas pode, sim, estimular um debate construtivo entre os diferentes agentes da educação.

A grande ferramenta para isso? O Inbound marketing. Mas não qualquer inboud, e sim aquele direcionado especificamente para o universo estudantil.

Inbound marketing para instituições de ensino

No inbound marketing para instituições de ensino, o foco principal não é, apenas, construir uma persona, que atenda às necessidades da escola de captar e ter bons resultados na retenção de alunos.

Esse tipo de inbound estimula o diálogo entre alunos e sociedade, já que é com ele que você consegue mostrar todo o preparo de seu corpo docente para atender uma determinada demanda da comunidade.

Com o inbound marketing para instituições de ensino é possível, por exemplo, desenvolver estratégias que falem exatamente aquilo que as pessoas a seu redor querem ouvir e tenham as respostas que buscam, sejam elas quais forem.

Com o marketing educacional e a aplicação do inbound é possível, por exemplo, criar conteúdos que mostrem a excelência da sua escola em temas delicados, que despertam a curiosidade das pessoas ou mesmo cruciais para a formação dos alunos.

Além disso, o inbound marketing para instituições de ensino ajuda ainda a construir e consolidar a reputação do estabelecimento como autoridade em um determinado assunto.

As autoridades educacionais não apenas ganham mais alunos como se tornam referência, sendo procuradas por veículos de imprensa ou órgãos de ensino para dar pareceres sobre determinados temas.

Então, se você quer alcançar esses objetivos, que tal começar a olhar o marketing educacional com outros olhos? Você não vai se arrepender.

Gostou das nossas dicas? Leia mais artigos como esse acessando nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*