programa de emagrecimento

Conheça um programa de treino para emagrecer de maneira eficaz!

Algumas pessoas não conseguem emagrecer da maneira que gostariam, devido a vários motivos: genética, maus hábitos alimentares, desequilíbrios hormonais e entre outros. Procurar um profissional capacitado para montar um programa de treino para emagrecer que realmente funcione, é o mais indicado para todos os casos.

Como montar um programa de treino para emagrecer

Basicamente, um programa para perder peso deve conter um cronograma de aquecimento e exercícios físicos diários com o fim de emagrecer com saúde.

Exemplo de um programa de treino para emagrecer:

1-Aquecimento

Deve-se sempre começar o treino com um aquecimento de pelo menos 15 minutos, como por exemplo uma corrida leve e um alongamento a fim de preparar o corpo para os exercícios.

2-Burpee

É um tipo de exercício feito primeiramente de pé, depois faz-se agachamentos flexionando as pernas, dando um salto e finalizando-se na posição de prancha. Deve-se fazer 20 repetições de cada série.

3-Agachamento

Deve-se afastar as pernas na largura dos ombros. Em seguida, flexione as pernas de maneira que o joelho forme um ângulo de 90 graus (sem que os joelhos ultrapassem as pontas dos pés), mantendo as costas retas e o abdômen contraído. Faça 30 repetições de cada série.

4-Abdominal

Sentado (a) de maneira confortável no chão deve-se elevar as pernas. Com os braços esticados e dobrados eleve-os ao mesmo tempo com as pernas, fazendo um movimento de V. Fazer 30 repetições de cada série.

5-Agachamento no banco

Deve-se ficar de costas, apoiando as mãos em um banco e flexionar os braços, sempre os mantendo paralelos. Fazer 20 repetições de cada série do programa de treino para emagrecer.

6-Lunge

Com uma perna na frente e outra atrás, deve-se flexionar a perna que está atrás, fazendo com que os joelhos formem um ângulo de 90 graus. O abdômen deve estar contraído e mantendo as costas retas. Fazer 30 repetições de cada série a fim de potencializar o programa de emagrecimento definitivo.

7-Mountain Climber

Pode-se colocar em posição de prancha no chão (mãos apoiadas e pernas esticadas). Em seguida, leve os joelhos para frente de maneira alternada na direção do cotovelo, como se fosse uma bicicleta. Fazer 30 repetições de cada série.

8-Finalizar com arrefecimento

Para finalizar o programa de treino para emagrecer, deve-se fazer uma corrida de 15 minutos.

Pode-se aliar o programa de treino para emagrecer junto à musculação, a fim de potencializar os resultados do emagrecimento. Os exercícios aeróbicos promovem a queima de gordura, enquanto a musculação ajuda a ganhar massa magra.

Mesmo após o término das atividades de musculação, o corpo tende a continuar queimando calorias, o que é extremamente benéfico para a saúde e definição dos músculos do corpo.

Por gastar muita caloria, o organismo necessita repor alguns nutrientes saudáveis, tais como:

  • Proteína (presente no ovo, carnes vermelhas, frango, peixes)
  • Glicose (encontrada principalmente nas frutas)
  • Vitaminas A, B, B12, C (frutas, verduras e legumes)
  • Cálcio: leite e seus derivados, folhas escuras

O que se deve ter em mente em um programa de emagrecimento, é que o gasto de calorias deve ser maior do que a quantidade ingerida por dia, para que o corpo se acostume com a nova ingestão de calorias.

Leia mais artigos em nosso blog.