7 Técnicas Infalíveis do Uso de SEO

7 Técnicas Infalíveis do Uso de SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization se trata de um conjunto de ferramentas e técnicas que podem ser aplicados de modo gratuito em seu blog para que os alcance nas ferramentas de busca sejam muito maiores.

Confira abaixo 7 técnicas infalíveis do uso de SEO para seu blog ser um sucesso!

Existem diferentes modalidades de SEO, voltadas para diferentes objetivos, mas com a semelhança de que todas elas são trabalhadas praticamente do mesmo modo. Trabalhar com SEO não é difícil, mas é necessário estar atento a alguns detalhes importantes.

  • A escolha da palavra chave

Uma das técnicas infalíveis do uso de SEO consiste em escolher bem uma palavra chave, e não só na escolha da palavra em si, mas também no modo com ela será usada no texto. Exagerar na quantidade pode fazer a qualidade de seu blog cair, e dê preferência para nichos não tão explorados no mercado.

A questão do nicho se refere a alta concorrência de mercado. Pode ser que uma palavra chave não seja tão eficiente para o seu conteúdo, caso haja blogs já estabelecidos no mercado e com um tráfego muito alto.

  • Como está o seu artigo?

Como tudo em exagero não faz bem, o mesmo serve para o tamanho de seus textos, tanto para mais quanto para menos. A não ser que seja um conteúdo muito específico e exclusivo, pense em você como se fosse o leitor.

Imagine que você esteja lendo um texto sobre como ganhar dinheiro na internet. Você confiaria em um texto com menos de 200 palavras? Ou teria paciência para ler infinitas páginas? Encontre um equilíbrio para o tamanho de seus textos, não se esquecendo de manter uma boa densidade de palavras chave (o que irá girar em torno de 1%).

  • Qualidade, acima de tudo

Quando nos referimos a qualidade, o termo aborda um blog de maneira geral. Afinal, manter a qualidade também é uma das técnicas infalíveis de SEO. O seu conteúdo precisa ser relevante, confiável, que tenha vindo de fontes confiáveis. Precisa ser algo que realmente atraia a atenção dos leitores, mas sem usar de má fé.

Por exemplo, evitando fazer muito sensacionalismo, criar falsas esperanças sobre determinado assunto (a exemplo, podemos usar o tema ganhando dinheiro na internet, onde muitos prometem para as pessoas que elas podem ganhar rios de dinheiro sem grandes esforços), ou até mesmo plagiar um conteúdo.

  • Ilustre seus textos

Não é muito melhor ler um conteúdo e poder ver exemplos inseridos em imagens? Investir em imagens de qualidade também é uma das técnicas de SEO que podem melhorar seu posicionamento.

Para tanto, busque sempre por fotos livres de direitos autorais, de alta qualidade e que realmente tenham a ver com o assunto. Uma boa imagem pode causar uma impressão muito melhor em um leitor. Inclusive, muitos leitores podem acabar caindo dentro do seu blog ao pesquisar imagens, e não o conteúdo em si.

  • Crie um endereço correto

O Google é uma ferramenta inteligente e prática. Portanto, evite muita enrolação ao criar um endereço para o seu blog. E claro, sempre crie um nome referente ao conteúdo do seu blog. Uma das técnicas infalíveis de SEO é manter a clareza e a cordialidade.

Não é nada incomum ver blogs criados com nomes estranhos ou com o nome do próprio dono, sendo que o conteúdo não se trata de sua vida pessoal. Se o seu blog vai falar sobre com ganhar dinheiro online, por exemplo, pense em nomes que remetam a esse conteúdo, como “ganhando dinheiro online”, “viver de internet”, ou coisas do gênero.

Criar um blog com o seu nome não só fará com que ele seja desconhecido como o tráfego que será baixo.

  • Links

Os links que irão redirecionar a sua página para outras dentro do seu próprio blog ou para outra página, como um produto de um programa de afiliado, por exemplo, são igualmente importantes.

Fazer o link com uma palavra chave aumentará ainda mais os resultados pela busca do seu site do que simplesmente dizer para o leitor clicar em cima do botão, sem especificar o conteúdo.

  • Cabeçalho

Talvez você conheça esse termo como Heading Tags. Elas vão desde a H1 até a H6, e classificar os títulos de acordo com as tags é importante para categorizar a relevância de cada um, sendo o H1 o mais relevante e o H6 o menos.

Funciona mais ou menos assim. Supondo que seu título seja “como ganhar dinheiro na internet”, ele deve ser classificado com o H1, sendo o mais importante. Um subtítulo deve ir como H2, e algum assunto desmembrado no subtítulo como H3, e assim por diante. É muito importante hierarquizar corretamente os títulos para que não decaia em procura.